Soluções Inteligentes de Monitoramento Remoto para o Produtor Rural

O primeiro sistema inteligente de monitoramento, online, de captação de água dos rios para irrigação.

Os produtores rurais podem usar os recursos hídricos com inteligência, preservando os mananciais e cumprindo os requisitos regulatórios.

A Internet das Coisas – IoT – tem sido cada vez mais utilizada no agronegócio para uso dos recursos hídricos de maneira mais eficiente. O uso de sensores e medidores, dispositivos e softwares conectados, além de modernas tecnologias de captação de dados, permite que os produtores obtenham informações precisas e em tempo real sobre as condições climáticas e do solo, tornando o processo de irrigação mais preciso e eficiente.

O controle de irrigação é essencial para a produção agrícola e para a preservação dos rios e mananciais.

Com os dados coletados por módulos de comunicação IoT.CAS, conectados a sensores e medidores, os produtores podem ajustar a programação da captação de água para garantir a boa safra sem prejudicar o meio ambiente.

Os dados coletados são visualizados através de uma plataforma de monitoramento e gestão, podendo ser usados para identificar padrões e tendências no uso da água, permitindo que os produtores adotem práticas ESG, que favorecem, continuamente, a sustentabilidade agrícola, econômica, social e ambiental.

Além dos desafios acima, a implementação de sistemas inteligentes, com comunicação IoT e Cobertura Global, inclusive via Satélite, o agronegócio também apresenta desafios regulatórios. Em muitos países, as regulamentações governamentais estabelecem limites para o uso da água e impõem penalidades para o uso indevido desse recurso natural.


Nesse sentido, as soluções IoT.CAS já favorecem o controle do uso da água para irrigação, ajudando os produtores a cumprirem as regulamentações. Isso pode ajudá-los a documentar a conformidade e a evitar sanções e penalidades, além de ajudar a sociedade e a preservação dos mananciais.